O cinema experimental não passa muitas vezes pelas sessões do short/age – Shortfilms For a New Age. Tentando contrariar essa ausência, exibiremos a curta-metragem ‘Chapter One: The Arrival’, realizada por Sara Carneiro. A realizadora, que estará presente na sessão, fez a sua formação na Faculdade de Belas Artes do Porto e é artista residente em Moçambique, onde dá aulas de Multimédia e Artes Visuais. Sara quis, com este filme, construir uma metáfora das viagens marítimas durante a expansão portuguesa e uma reflexão sobre a História.

‘Garças’, filme realizado por Gabriela Nemésio Nobre, é outro dos filmes em competição nesta sessão. A realizadora tem formação artística em Artes Gráficas, Design e História da Arte, mas foram as aulas de História do Cinema que a trouxeram para o universo dos filmes. A curta-metragem que nos apresenta é autobiográfica, quase um documentário ficcionado, em que Gabriela nos conta uma pequena história acerca de uma família que passa as férias na casa de um amigo, na montanha. A chegada de um grupo de amigos vem perturbar a paz e a protagonista adolescente perde o equilíbrio e a sensatez quando deixa de ser o centro das atenções da sua mãe.

Brigitte Grüter (Suíça), é a realizadora do filme estrangeiro da sessão. ‘Frida’ é uma jovem perdida, de alguma forma. “Um dia, bem cedo, percebe que está atrasada para um compromisso. Mas um pássaro bate no vidro da janela do seu quarto e morre. Agora, ela tem que se livrar desse animal.”

SOBRE O SHORT/AGE – SHORTFILMS FOR A NEW AGE
O projeto short/age nasce em Abril de 2020 como resposta ao primeiro confinamento e cria uma plataforma online que reúne hoje quase 200 curtas-metragens, um podcast com dezenas de episódios e cria “Novos Argumentos” ao convidar autores de todo o país a escrever um guião. Em 2021, têm planeadas 20 sessões com mostra de cinema, leitura discussão de argumentos.

QUEM?
short/age c/ Luís Belo e Carlos Salvador

O QUÊ?
Sessão de cinema

PARA QUEM?
Público Geral

DURAÇÃO
1h45

QUANDO?
24 de setembro, 2021. 22h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico
Viseu, Portugal