Numa sessão repleta de filmes, boa conversa e público, começámos a noite ao assistir à curta de animação “Blinded By Love”, de Yige Yang, um trabalho simples e delicado que trouxe sorrisos a todos os presentes.
Depois vimos “Ouro Sobre Azul”, uma obra que explora o período de transição entre a infância e a pré-adolescência com um pouco de magia. A realizadora, Andreia Pereira da Silva, marcou a sua participação na sessão com o greeting video, já presente esteve Concha Silveira, diretora de fotografia da curta-metragem. Foi uma excelente oportunidade de conhecer alguns dos segredos da criação deste filme particularmente desafiante de captar, afinal passa-se sobretudo à noite.
A nossa noite continuou com a criação de Patrícia Sobreiro, um fotofilme que começa por falar de uma janela para contar a história da sua avó. “A Janela” é um exemplo comovente da importância do arquivo, e da memória, tanto ficou claro com a conversa com a realizadora.
Por fim, a sessão encerrou com “Florian”, realizado por Keshav Abrol, Lucas Londoño-Clayton, Pavel Loparev, Alicia Velasco, uma curta que nos mostra… o lado poético de barbear.

SOBRE O SHORT/AGE – SHORTFILMS FOR A NEW AGE
O projeto short/age nasce em Abril de 2020 como resposta ao primeiro confinamento e cria uma plataforma online que reúne hoje quase 200 curtas-metragens, um podcast com dezenas de episódios e cria “Novos Argumentos” ao convidar autores de todo o país a escrever um guião. Em 2021, têm planeadas 20 sessões com mostra de cinema, leitura discussão de argumentos.

QUEM?
short/age c/ Luís Belo e Carlos Salvador

O QUÊ?
Sessão de cinema

PARA QUEM?
Público Geral

DURAÇÃO
1h45

QUANDO?
17 de setembro, 2021. 22h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico
Viseu, Portugal