Já com a sala cheia esperámos que as dez badaladas, ecoando a partir da Sé, findassem para que a sessão pudesse dar início. Foi “Litoral Oeste, 9” que tivemos oportunidade de ver primeiro. Trata-se de um documentário que retrata os primeiros dias de confinamento em 2020. A realizadora Susana Ramalho Marques capta a rotina na casa da sua mãe com uma honestidade rara. Durante a conversa, tivemos também a oportunidade de falar com a protagonista do filme que, embora tímida, se mostrou orgulhosa da exibição e claro, da filha.

Depois, André Costa (realizador) e Marina Paixão (produtora), trouxeram-nos “À Vida”, uma curta-metragem que acompanha o crescimento emocional de uma personagem após um evento traumático. Este foi um trabalho realizado por uma equipa de 26 membros ao longo de 48 horas. Uma produção complexa que só a experiência na área pode garantir resultados positivos. E teve-os, afinal este é um trabalho multipremiado.

Por fim, William Hong-Xiao Wei não esteve presente, mas envio-nos um pequeno vídeo em que agradeceu a todos os presentes e apresentou o seu filme “Green Thoughts”, uma história de amor contada pela lente de uma memória. Um poema.

SOBRE O SHORT/AGE – SHORTFILMS FOR A NEW AGE
O projeto short/age nasce em Abril de 2020 como resposta ao primeiro confinamento e cria uma plataforma online que reúne hoje quase 200 curtas-metragens, um podcast com dezenas de episódios e cria “Novos Argumentos” ao convidar autores de todo o país a escrever um guião. Em 2021, têm planeadas 20 sessões com mostra de cinema, leitura discussão de argumentos.

QUEM?
short/age c/ Luís Belo e Carlos Salvador

O QUÊ?
Sessão de cinema

PARA QUEM?
Público Geral

DURAÇÃO
1h15

QUANDO?
13 de agosto, 2021. 22h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico
Viseu, Portugal