Com inspiração no movimento de assalto às ondas do éter radiofónico das rádios piratas dos anos 80, RÁDIO PIRATA é um espaço de criação e experimentação cujos motores são o direito à liberdade de expressão e o fascínio pela rádio.  Apelando à criatividade e espírito crítico, os participantes podem experienciar a comunicação e locução em rádio a partir de exercícios e processos de criação simples. Serão ainda trabalhadas noções básicas de sonoplastia, através do uso de software opensource. O resultado, que se pretende singular, será sempre uma voz que comunica através de um poema, notícia ou de qualquer outra forma, mas que se julga urgente partilhar, nem que para tal tenha que se tomar de assalto uma rádio, como… a Rádio Rossio!

Esta foi uma oficina acolhida pela CAVA e foi promovida pela festival Que Jazz É Este?

BRUNO PINTO
Músico e compositor, integra atualmente os grupos Aurora Brava (guitarra, composição e letras), Tranglomango e Colectivo Gira Sol Azul, onde tocou com Dominique Di Piazza, Freddie Gavita, Manuela Panizzo, Omar Lye-Fook, entre outros. Compõe música para teatro e bandas sonoras, tendo colaborado com Helen Ainsworth, Rogério de Carvalho, Rafaela Santos, Filipe Raposo, Filipa Francisco, Joana Craveiro, Joana Providência, Romulus Neagu e Sónia Barbosa. Colabora regularmente em projetos do serviço educativo da Casa da Música – Porto. Cofundou a Associação Gira Sol Azul na qual colabora e integra a equipa de vários projetos musicais.

ANA BENTO
Multi-instrumentista e compositora, compôs música para espetáculos de Helen Ainsworth, Graeme Pulleyn, Sónia Barbosa, Márcio Meirelles, Filipa Francisco, Romulus Neagu, Joana Craveiro, Joana Providência, Rafaela Santos entre outros. Integra as bandas Tranglomango, Aurora Brava como instrumentista e compositora e dirige o projeto A Voz do Rock. Tem desenhado e interpretado vários percursos artísticos nomeadamente no âmbito da rede Caminhos, no festival Dar a Ouvir e festival Bons Sons. Em 2006 cofundou a Associação Gira Sol Azul na qual colabora e integra a equipa de vários projetos. Integra a equipa factor-E da Casa da Música desde 2009.

CATARINA MACHADO
Desde cedo mostrou interesse e tomou contacto com a realidade da rádio. Frequentou a Ação de Formação de Programação na Rádio Universidade de Coimbra, entre 1994 e 95 e exerceu funções nesta rádio como locutora/realizadora de diversos programas e rubricas até 2001. Entre 2001 e 2012 fez parte da equipa da Rádio Estação Diária, salientando-se a autoria e realização do programa Estação Nacional. Na mesma rádio é autora e realiza, desde 2017, o programa semanal O Grito e o Cochicho de divulgação de projetos culturais e artísticos. Cofundadora em 2015 do projeto Rádio Rossio, tem aqui realizado desde então vários programas anuais. Desde 2000 é professora, no âmbito da sua formação universitária em Química, tendo coordenado projetos de rádio escola, como acontece atualmente.

QUEM?
Orientação de Bruno Pinto, Ana Bento e Catarina Machado

O QUÊ?
Oficina de criação para rádio

PARA QUEM?
Para adultos e jovens

DURAÇÃO
2 horas

QUANDO?
25 de julho, 2021 (dom.) – 10h00-12h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico
Viseu, Portugal

OFICINA GRATUITA
SUJEITA A INSCRIÇÃO
geral@quejazzeeste.com