Não querendo parecer demasiado sentimentalistas, temos de admitir que voltar a uma sala de cinema, a nossa, foi um momento algo comovente. Alegre mas melancólico.
A companhia dos trabalhos de Henrique Prudêncio e FIlipe Ruffato proporcionaram conversas muito ricas.
“Um Retrato de Borboletas” tratou o fim de uma relação, mas mais do que isso, aborda as diferentes expectativas de um casal e o que isso provoca. Falou-nos também Salvador Nery, ator, sobre os desafios de representar para um plano continuo.
Já Filipe Ruffato, com “Sofia”, filme co-realizado com Gonçalo Viana, explora a fragilidade da mulher na sociedade em que vivemos, através de uma premissa simples: dois estranhos que se conhecem depois dele, o homem, proteger a mulher, de uma possível ameaça. O seu filme foi escolhido pelo público para melhor da sessão, naquele que foi o nosso regresso em 2020.

SOBRE O SHORCUTZ VISEU
O projeto Shortcutz Viseu faz parte da Shortcutz Network, uma rede internacional de 17 cidades distribuídas por Portugal, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Brasil, que apresentam cinema curto de forma regular, com a presença das equipas dos filmes em exibição e com a cinematografia do respetivo país. Shortcutz Viseu é a 3.ª cidade portuguesa mais antiga na rede, tendo começado em Julho de 2013.

QUEM?
Shortcutz Viseu c/ Luís Belo e Carlos Salvador

O QUÊ?
Sessão de Cinema Curto

PARA QUEM?
Público Geral

DURAÇÃO
1h15

QUANDO?
19 de junho, 2020. 22h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico
Viseu, Portugal