O espaço de galeria CAVA, reabriu ao público no passado dia 07 de Novembro de 2020, com a inauguração da exposição de pintura “Em Torno da Penumbra” dos artistas convidados Joana Araújo e Luís Ferreira, sob curadoria de Inês Flor, e uma nova seleção de obras originais, prints, serigrafias, edições de autor e peças de cerâmica na secção de loja.
LUÍS FERREIRA // @luis_ferreira_artist
Nasceu em Oliveira de Azeméis em 1996. Iniciou em 2014 os seus estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde concluiu a licenciatura em 2018 e frequenta atualmente o curso de mestrado. Dedica-se particularmente à prática da pintura, estendendo a sua atividade artística em comissões de retratos, tal como participações em concursos e exposições coletivas regularmente desde 2017, dos quais se destacam uma menção honrosa na XV edição do Prémio de Pintura e Escultura D. Fernando II em Sintra e uma presença na 5a Bienal Internacional de Arte de Espinho. O retrato e a figura humana são os temas centrais do seu trabalho, ao qual atribui uma importância privilegiada ao rosto como elemento de estudo pictórico, procurando uma análise aprofundada do indivíduo nas suas variantes psicológicas. A pintura completa, na interação social, a forma de conhecimento do indivíduo. Nas figuras existem sempre uma dualidade entre a luz e a sombra. A primeira revela a figura com maior grau de semelhança com o que observa a partir da realidade, enquanto a zona em sombra se apresenta mais indefinida, como uma representação do lado mais obscuro e escondido. Esta dicotomia entre a luz e a sombra é o que permite uma exploração do que é visto à luz e do que é escondido na escuridão.
JOANA ARAÚJO // @joanaaraujoartist
asceu em Viseu em 1998. Iniciou os seus estudos na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, licenciando-se em Artes Plásticas (Pintura) em 2020 e onde se encontra atualmente a frequentar o mestrado na mesma área. Desde 2019 começou a expor e a integrar exposições coletivas, participando em concursos e numa residência artística. Já apresentou obras no Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso e no Museu Santa Joana onde foi distinguida em 2020 com o 18o Prémio de Pintura Aveiro Jovem Criador (18-35). Recentemente começou a explorar o campo tridimensional a partir da colagem de objetos sobre a superfície pictórica de modo a atingir uma maior complexidade simbólica nas suas obras a nível compositivo. Entre a luz e a sombra interessa- lhe o lado abstrato da pintura figurativa, do tempo que é necessário investir como uma componente essencial de criação e reflexão, do ato de pintar na exploração intensa do que é a cor e o gesto numa permanente procura do ‘’eu’’ na realidade subjetiva que me pertence.



QUEM?
Joana Araújo e Luís Ferreira
O QUÊ?
Exposição
PARA QUEM?
Público geral
CURADORIA
Inês Flor
QUANDO?
7 de nov. a 7 de dez., 2020
Terça-feira a Sábado, das 11h-19h
ONDE?
Cava.Galeria
Rua Dom Duarte, n.º53
CONTACTO
cava.galeria@gmail.com