Zootomia Movement baseia-se na anatomia e no movimento dos animais. Procura o corpo fluido: físico/emocional/espiritual, capaz de ser o seu próprio criador e um movimento que seja capaz de estar preparado para tudo, um corpo com uma elevada capacidade de criar.

SOBRE ARIEL RIBEIRO
Ator, bailarino e especialista em Zootomia, galardoado com o prémio Braskem de Teatro com o espetáculo ” Porque Hecuba ” com encenação de Márcio Meirelles e preparação de corpo e coreografia de Ariel Ribeiro (Zootomia).
Desde 2017, integra o corpo de colaboradores da Universidade Livre do Teatro Vila Velha, onde desenvolve a pesquisa autoral Zootomia e implementa em vários espetáculos a preparação corporal e dramaturgia do corpo em comunicação cénica, com base na Zootomia. Desenvolve também, a convite, a sua pesquisa na Universidade Livre de Artes do Circo, do Circo Picolino. Ainda em 2017, Ariel integrou a Escola de Ballet, Marília Nascimento.
Nos anos de 2015 e 2016, foi responsável por várias Residências Arstísticas Internacionais realizadas pelo Núcleo Vila Dança, no Teatro Vila Velha, nas quais teve oportunidade de trabalhar com Raul Martinez e Marko Fonzeca, coreógrafos do coletivo Los Innato (Costa Rica), Asier Zabaleta oriundo do País Basco (Espanha), Vladmir Rodriguez da Colômbia e a italiana Elena Ciavarella. Dessas residência resultaram espetáculos que foram apresentados no Brasil, Costa Rica e Espanha.
Ariel é formado pela Universidade Livre do Teatro Vila Velha, onde participou de diversos espetáculos como “Hamlet + Hamlet Machine” com encenação de Marcio Meirelles, coreografia Cristina Castro e preparação de voz Marcelo Jardim, espetáculo “Alice Através do Espelho” encenação Marcio Meirelles, coreografia Jonathas Rainer, preparação de elenco Bertho Filho, espetáculo “Macbeth” encenação Marcio Meirelles, coreografia Cristina Castro, preparação de voz Marcelo Jardim. Para além de ator na Universidade, Ariel ocupou lugares como bailarino e músico durante esse período onde colaborou para o processo de implementação de áudio-descrição para deficientes visuais, no Teatro Vila Velha.
Em paralelo, Ariel prepara atualmente o elenco de uma série para televisão e o elenco de uma curta metragem para cinema, com o seu método Zootomia.

QUEM?
Ariel Ribeiro

O QUÊ?
Workshop

PARA QUEM?
Profissionais e amadores com experiência das artes performativas

DURAÇÃO
12 horas

QUANDO?
11 e 12 de Julho – 10h-13h e 14h30-16h30

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico
Viseu, Portugal