A 126.ª sessão do Shortcutz foi especial por vários motivos. Em primeiro lugar, fizemos seis anos desde a nossa primeira sessão. Em 2013, precisamente a 19 de Julho começava a aventura Shortuctz no logradouro da Empório. Agora, na Incubadora, acolhemos 3 filmes em competição. “Insanium” foi realizado por Rui Pedro Sousa e apresentado por si e pela sua produtora, numa conversa que nos ajudou a entender a importância da história e as dificuldades de produção. Depois, Vera Casaca – que viajou desde o Algarve – apresentou-nos “Ao telefone com Deus”, uma curta-metragem que usa o absurdo e inusitado para nos fazer rir. Por fim, Inês Silva (produtora) e João Cravo (ator) falaram-nos sobre as nuances do seu trabalho em “Ruptura”.
Sendo uma competição, o público teve a difícil tarefa de escolher um vencedor e – após os 65 votos contabilizados – foi a obra de Vera Casaca a distinguir-se na sessão.

SOBRE O SHORCUTZ VISEU
O projeto Shortcutz Viseu faz parte da Shortcutz Network, uma rede internacional de 17 cidades distribuídas por Portugal, Inglaterra, Alemanha, Holanda e Brasil, que apresentam cinema curto de forma regular, com a presença das equipas dos filmes em exibição e com a cinematografia do respetivo país. Shortcutz Viseu é a 3.ª cidade portuguesa mais antiga na rede, tendo começado em Julho de 2013.

QUEM?
Shortcutz Viseu c/ Luís Belo e Carlos Salvador

O QUÊ?
Sessão de Cinema Curto

PARA QUEM?
Público Geral

DURAÇÃO
2h00

QUANDO?
19 de Julho, 2019. 22h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico
Viseu, Portugal