Destinado a atores, bailarinos e outros curiosos do movimento, esta oficina pretende proporcionar aos participantes um olhar diferente sobre a dança e o corpo, estimulando a criatividade e a liberdade da expressão corporal, desenvolvendo a ligação física e mental na realização do movimento, encorajando a descoberta de um vocabulário coreográfico próprio.

O corpo contemporâneo acompanha as transformações dos hábitos socioculturais, contribuindo para o desenvolvimento das diferentes linguagens performativas. A intenção corporal e a reação física das várias ações usuais, quotidianas, serão adaptadas e transportadas para o universo coreográfico, trabalhando a naturalidade da ação, o “rigor” da execução técnica e a expressividade artística.

Os participantes serão estimulados para ser cada vez mais “intérpretes” e menos “executantes”, capazes de transformar cada movimento numa experiência única, combinando a agilidade técnica com a versatilidade performativa.

SOBRE ROMULUS NEAGU
Nasceu em 1973, tendo feito a sua formação no Liceu de Coreografia em Bucareste. Aprofundou, posteriormente, os seus estudos na dança contemporânea com Christine Bastin, Karine Saporta, Thiery Bae, Jeremy Nelson e Joseph Nadj, entre outros. Entre 1989 e 1999, trabalhou na Ópera Românã (Craiova-Romania), na Ópera Nacional de Bucareste e Orion Balet, também na mesma cidade e colaborou com Ventura Dance Company, Zurich. Desde 1999 até 2012 trabalha regularmente com a Companhia Paulo Ribeiro. Participou também em vários projectos dirigidos por Karine Ponties, José Wallenstein, Nuno Rebelo, Benvindo Fonseca, John Mowat, Cláudio Hochman, Né Barros, André Braga, Ricardo Pais e Madalena Victorino. Colaborou ainda com várias entidades tais como: Forum Dança (Lisboa), Centro Em Movimento (Lisboa), ArteTotal (Braga), ACERT-Trigo Limpo (Tondela), Binaural Nodar (São Pedro do Sul – Viseu), Circolando (Porto), Comedias do Minho (Paredes de Coura) e Teatro Nacional São João (Porto).
Das suas criações coreográficas destaca: Fabulations, criação apresentada no International Choreography Festival, em Iasi-Roménia (1995); The Rite of Spring…?, projeto apresentado na primeira edição da Plataforma da Dança Contemporânea em Bucareste (1998). É Artista Associado do Teatro Viriato, onde apresentou peças como Alibantes (2011), Perpetuum… (2015) e Stretto (2015), entre outras. Em 2017, foi coordenador artístico de Fibras Longas. Em 2018 colaborou com a Companhia Nacional de Bailado criando o projeto “Nados Vivios”.
Desde 2010 leciona as disciplinas de Oficinas de Dança e Movimento nos cursos do Conservatório de Musica da Jobra, Branca – Aveiro, curso das Artes do Espetáculo na escola profissional EPTOLIVA – Tábua, Escola de dança Lugar Presente – Viseu e Ginasiano Escola de Dança – Porto.

QUEM?
Romulus Neagu

O QUÊ?
Workshop de Movimento

PARA QUEM?
Maiores de 16 anos

DURAÇÃO
4 + 4 horas

QUANDO?
7 e 14 de Dezembro, 2019 – 10h30-12h30 e 14h00-16h00

PREÇO
15€ um dia; 25€ dois dias

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico
Viseu, Portugal

INSCRIÇÕES
intrusoassociacao@gmail.com