A CAVA acolheu a residência artística de Guilherme Gomes, João Reixa e Luis Miguel Cintra. O resultado foi o espetáculo “Ermafrodite”, explicado na palavras de Luis Miguel:

“E não hermafrodita com agá, nem Afrodite como os Gregos antigos chamavam à deusa do Amor.
É um trabalho de dois jovens actores com um velho encenador. Em Viseu, a cidade da Teresa do “Amor de Perdição”, de Camilo Castelo Branco. Onde Simão a viu, no romance português de amores impossíveis que mais lágrimas fez chorar.
É um projecto? É uma experiência? É um atelier? Tantos nomes para tentar dizer o que se não quer, e dizer que ainda não se sabe bem o que se quer, mas que com certeza se quer alguma coisa nova. Todos nós, pessoas do teatro, sentimos que, se não queremos desaparecer afogados nas alterações às novas regras de funcionamento e financiamento das artes do espectáculo, temos de procurar encontrar respostas nossas e verdadeiras a esta nova situação.
ERMAFRODITE é um falso espectáculo que veste a máscara de duas conferências num falso congresso. No fundo, tão vazio de conteúdo como hoje são talvez irrecuperáveis para o público as formas clássicas da poesia cénica sobre o amor humano e divino. O desafio é para pessoas que se recusam a prescindir do Amor como grande razão de existir, descobrir no teatro novas formas para o seu entusiasmo.
Neste estranho trabalho de Luis Miguel Cintra com o actores Guilherme Gomes, recentemente premiado pela SPA como autor do melhor texto para teatro de 2018, e João Reixa, da mesma geração de criadores, há inúmeras piscadelas de olho ao espectador sobre alguns dos lugares comuns da nova prática artística de forte incidência sexual, e da apressada valorização do património cultural para uso turístico. E na manipulação abusiva das palavras de dois textos curtos de Camilo uma tentativa de exercício de virtuosismo na utilização cénica dos textos.
Mas estes 3 cavalheiros, com este trabalho beirão, acima de tudo, vêm convidar-vos com este “divertissement” a retomar a eterna brincadeira sobre a conclusão de sempre: “all you need is love.””

QUEM?
Guilherme Gomes, João Reixa e Luis Miguel Cintra

O QUÊ?
Espetáculo

PARA QUEM?
Público-Geral

DURAÇÃO
60 min.

QUANDO?
27, 28 e 29 de Junho, 19h00

ONDE?
Incubadora do Centro Histórico
Viseu, Portugal